domingo, 19 de outubro de 2025

PERDÃO.

 Perdão não é só sobre esquecer o que houve – Instituto de Psicologia – USP
Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seu pais que, como bons pais queriam o melhor para seu filho,sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo:Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, lhe darei então um carro de presente. 

Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau! O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços.

Assim, o grande dia chegou! fora aprovado para o curso de Medicina. Para comemorar o feito, o pai convidou a família e os amigos para uma festa. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou as mãos uma caixa de presente. 

Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse.            

A partir daquele dia, o silencio e distancia separavam pai e filho cada vez mais. O jovem se sentia traído, e agora, lutava por ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava noticias à família.        

O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Ate que um dia o velho, muito triste com a situação,adoeceu e não resistiu.
Faleceu. No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a Bíblia que tinha sido o ultimo presente do pai e que havia sido deixada para trás. De volta a sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, foi guardar a Bíblia na estante e notou que havia um envelope dentro dela.  Ao abri-lo, encontrou uma carta e um Cheque. A carta dizia:
"Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro.Eu prometi e aqui esta o cheque para você , Escolha aquele que mais lhe agradar.No entanto,além do carro, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A Bíblia Sagrada. Nela aprenderas o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer de recompensa, mas pela gratidão pelas bênçãos recebidas de Deus e pelo dever de consciência."

O filho,ao ler a carta,com o cheque na mão caiu em  profundo  pranto.Chorava de remorso pela mágoa que guardou do pai durante tantos anos, e principalmente  pela certeza de que agora era tarde demais para abraçar e pedir perdão ao pai.

Amados,como é triste a vida dos que não sabem conversar,agir com empatia.Guardar ressentimentos e não saber perdoar  leva a erros terríveis e a um fim ainda pior.

 Antes que seja tarde também para você, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal.
 
O ressentimento, o rancor aprisiona a pessoa, Só o perdão liberta o coração da gente e nos permite viver com leveza e caminhar alegremente pela vida.

Talvez se olhar com cuidado, vai ver que há  um "cheque escondido" para você também.


 

 

domingo, 5 de outubro de 2025

O cavalinho

Menina com Cavalo de Pau em Feltro | Elo7 Produtos Especiais

Amada irmã, amado irmão,você algumas vezes se sentiu tão cansada,tão cansado que achou ser impossível continuar e que era melhor parar?

Vou compartilhar com você uma história que aquece o coração da gente com a certeza de que nunca estamos sós.

" Certo dia, um homem chamou suas duas filhas, uma de oito anos e a outra de quatro para saírem para passear.Em determinado momento da caminhada, a filha mais nova,pediu ao pai que a carregasse no colo porque estava cansada demais e não aguentava continuar caminhando. O pai respondeu que também ele estava muito cansado. A garotinha,diante da resposta do pai,começou a choramingar; Sem dizer nenhuma palavra, o pai cortou um pequeno galho de uma árvores e o entregou a sua filhinha. dizendo:

-Olha aqui uma cavalinho para você montar. filha Ele irá ajudá-la a seguir em frente.

A menina parou de chorar e começou a cavalgar o  galho verde tão rápido, que chegou em casa antes do  ai e da irmã.Tão encantada ficou com o cavalinho de pau que foi difícil fazê-la parar de galopar. Ficando intrigada com o que viu. a irmã mais velha perguntou ao pai como poderia entender a atitude da irmãzinha.O pai disse sorrindo:

- Minha filha, a vida é assim. Às vezes a gente se sente física e mentalmente tão cansado que fica certo de que é impossível prosseguir. Mas, se prestarmos atenção encontraremos um "cavalinho" qualquer que nos possibilitar continuar com ânimo..Este "cavalinho" pode ser um amigo,uma canção, um texto,um livro ou uma oportunidade surgida de repente

Assim, quando você se sentir cansada, quando se sentir cansado, não se deixe desanimar.Nunca estamos sós,

Cada um de nós traz em si, algo que nos faz ser um ser  especial. Depois de muito tempo, descobri que o que há de especial em mim  é que nunca desisto. 

Um grande abraço para você. Saúde e paz e que Deus lhe abençoe rica e abundantemente nesta nova semana que se inicia  e sempre.